Formação de Facilitadores com Alma
Seja um facilitador de grupos com alma e incentive mudanças comportamentais.
IMG_6553-38 (1)
Design sem nome (1)
IMG_6979-41
Você sabia que é possível melhorar o resultado de uma reunião somente alterando o ambiente onde ela acontece?
E que é possível criar engajamento do grupo sem usar incentivos financeiros?

Todos nós, do gestor de uma empresa ao profissional autônomo, cometemos erros evitáveis: subestimamos o tempo necessário para concluir uma tarefa, negligenciamos ou ignoramos informações que revelam uma falha em nosso planejamento ou não aproveitamos benefícios claros que seriam vantajosos para nós. É extremamente difícil reconfigurar o cérebro humano para desfazer os padrões que levam a esses erros, ou seja, mudar um comportamento automático. Mas, existe uma abordagem: modificar o ambiente no qual as decisões são tomadas, para que as pessoas tenham maior probabilidade de fazer escolhas que produzam bons resultados. 

O Facilitador com Alma desenha ambientes que incentivam mudanças comportamentais, interação e tomada de decisão, sempre levando em consideração o ser humano – necessidades, limitações e potências. Ele reconhece os vieses comportamentais que estimulam a mudança de comportamento e que integram o grupo para a ação. 

 

Essas são as bases da nossa metodologia, ou melhor, filosofia de Facilitação =  Design Comportamental + alma + facilitação de diálogos e interações.

“Somos mais sensação e emoção, mas racionalizamos o que nos emociona para agir no mundo”.

Humberto Maturana

O DESIGN COMPORTAMENTAL ORGANIZA O AMBIENTE QUE OS SERES HUMANOS INTERAGEM PARA APRIMORAR SUAS DECISÕES E, CONSEQUENTEMENTE, SUA QUALIDADE DE VIDA.

Na Formação de Facilitadores Alma, você vai aprender atividades em grupo, orientados a interação, colaboração e criação. Vai aprender ferramentas de facilitação e desenho de ambientes interativos e sairá com dicas e técnicas para executar seu próprio workshop.

“É responsabilidade do facilitador garantir que o tempo gasto em oficinas, workshops e reuniões seja o mais produtivo possível para os participantes – clientes, partes interessadas e outros membros da equipe – e, ao mesmo tempo, garantir que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante.” 

Fernanda Rodrigues, designer comportamental e autora do FCALMA.

Curso presencial composto por 3 encontros ou

Curso online composto por 6 encontros online

 

Carga horária de 16h

 

 

 

 

Curso presencial composto por 3 encontros ou

Curso online composto por 6 encontros online

 

 

OBJETIVO GERAL DA FORMAÇÃO:

O objetivo da Formação em Facilitadores com Alma é formar uma comunidade capaz de incentivar mudanças comportamentais em seu meio. Você vai aprender a construir ambientes (físico e emocional) para que as pessoas possam interagir e tomar decisões em grupo. 

DEPOIMENTOS:
“A facilitação com alma veio em um momento extremamente necessário para a minha vida. O curso alinha conceitos, práticas e teorias de forma magnífica. Eu recomendo e acredito muito no intuito da metodologia.”
Rafael de Paula e Lima
Gestor público e facilitador com alma (turma 2)
“A Formação de facilitadores com alma me trouxe a calma de que há espaços de treinamento com olhar humanizado, respeitando o tempo individual e as conexões estabelecidas. Achei enriquecedor todas as sugestões de leitura para reforçar nosso conhecimento e as ferramentas propostas com muita assertividade.”
Polyane Lange
Psicóloga, gestora de pessoas e facilitadora com alma (turma 2)
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
1

 A FACILITAÇÃO

  • O que é facilitação de grupos;
  • Filosofia de Facilitação – qual é a sua?;
  • Formas de conduzir grupos.
2

 O COMPORTAMENTO

  • Os vieses comportamentais presentes em grupos e, a partir deles, incentivar mudanças de comportamento;
  • Design Comportamental aplicado a facilitação de grupos;
  • Desenho de contextos de interação – arquitetura de diálogos.
3

A ALMA DA FACILITAÇÃO

  • Passo a passo de um roteiro de facilitação com alma (cards de facilitação com alma);
  • Dinâmicas exclusivas da alma que poderão ser aplicadas em diversos contextos como reuniões, workshops, oficinas, treinamentos, mapeamentos de serviços e produtos;
  • Métricas e indicadores com alma.
SOBRE O QUE VAMOS CONVERSAR?

– O processo de Facilitação: conceito, preparação e tipos de facilitadores

 

– O poder da colaboração: comportamento humano, ambientes colaborativos e integrativos

 

– A conexão com os participantes: intimidade e confiança

 

– Aprendizagem para além da cognição: junção corpo e mente

 

– Improvisação e flexibilidade

 

– Preparando os participantes : a importância dos feedbacks

 

– Pílulas de conhecimento: conhecimento para além do ambiente

 

– Emoção e Razão – uma união perfeita para a tomada de decisão

 

– Automaticidade humana: hábitos e modos de pensar

 

– Ciências Comportamentais: vieses comportamentais, heurísticas e nugdes

MATERIAL DO CURSO
  • 25 cards de facilitação com alma
  • Caderno de atividades
  • 25 cards digitais de facilitação com alma
  • Caderno digital de atividades

Criada a partir da experiência e conhecimento da designer comportamental Fernanda Rodrigues, a Metodologia Alma de Facilitação possui embasamento teórico nas ciências comportamentais e metodologias ativas.

Aplicada em diversos contextos, a metodologia foi desenvolvida para desenho de interação, retenção de conteúdo e interação de pessoas. Ela já foi testada em Instituições Financeiras, Escolas, Governo e Organizações.

ESTE CURSO É PARA:
  • Facilitadores
  • Gestores e Líderes
  • Profissionais de Gestão de Pessoas
  • Consultores
  • Professores
  • Apaixonados pelo comportamento humano
  • Facilitadores
  • Gestores e Líderes
  • Profissionais de Gestão de Pessoas
  • Consultores
  • Professores
  • Apaixonados pelo comportamento humano

Qualquer pessoa que lidere projetos e pessoas com o objetivo de incentivar novos comportamentos, autonomia, interação e criatividade. 

 

 

FACILITADORA

Fernanda Rodrigues
Designer Comportamental e Facilitadora com Alma

Entre as muitas coisas que se dedica no seu dia a dia está o estudo do comportamento humano. São mais de 15 anos de experiência prática sobre o assunto – individual e em grupo. Founder da “Alma Consultoria”, do “Cotidiano Criativo” (evento de palestras criativas 100% de Brasília) e do “Volo” (técnicas criativas com a metodologia italiana Segni Mossi) e da Metodologia de Facilitação com Alma – FCALMA.

 

Facilitadora da Enap – Escola de Administração Pública –  responsável pelo desenho e aplicação da metodolodia DIA – disciplina integradora aplicada nas especializações em Gestão Pública, Gestão Pública Ambiental, Direito Tributário e Gestão de Pessoas e Facilitadora do Ciclo de Altos Executivos, da mesma instituição, no qual desenvolveu a metodologia própria do programa de Capacitação de Altos Executivos. Formada em comunicação social com pós em Consumo e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduanda em Economia Comportamental pela ESPM. Certificada da Técnica Segni Mossi de design e interação. Possui certificação em Gamificação pela FIAP.

 

Conheça a empresa organizadora:
@almaconsultoria
www.almaconsultoria.com

Política de Cancelamento

 

Se você solicitar a desistência de sua participação em até 15 dias antes do início do curso, a devolução do valor pago será de 100%, salvo taxas administrativas.

Para desistência solicitada em até 5 dias antes do início do curso, a devolução será de 50% do valor pago. 

O curso presencial somente será realizado com o mínimo de 12 participantes. Não alcançando esse total, o valor poderá ser devolvido ou utilizado em outros cursos ou mentoria da Alma. Os demais custos (deslocamento, hospedagem etc) serão do participante.

Dessa forma, se você prosseguir com sua inscrição, entendemos que você leu a politica de cancelamento e está de acordo com estes termos.